sexta-feira, 5 de julho de 2013

FESTA DO MILHO -2013

Convidamos à todos para nos honrarem com sua presença na tradicional FESTA DO MILHO do CENAPE.
Além da vasta programação já conhecida por todos, nosso cardápio está de dar água na boca.
Conheçam um pouco da culinária que será servida:
PAMONHA


A Pamonha é um quitute feito de milho verde, comum em todo o território brasileiro, principalmente em Goiás e em todos os estados do Nordeste. Nas versões doces ( tradicioanal, goaiabada e queijo) e salgadas ( carne de porco com giló), feita a base do milho verde.
O milho verde é ralado e à massa resultante são misturados leite e sal ou açúcar.
Esta massa é colocada em "recipientes" feitos com a própria casca do milho que também serve como tampa.
As pamonhas são submetidas a cozimento e sua massa alcança uma consistência firme e macia.
O nome "pamonha" vem da palavra tupi pa'muña, que significa "pegajoso".

CANJICA DOCE


A canjica é um doce típico da culinária brasileira. Embora seja consumida o ano inteiro, o pico de demanda por canjica ocorre no período das festas juninas. Seus principais ingredientes são o milho verde ou milho branco, leite e açúcar. Ingredientes opcionais são o amendoim, o coco raldo e o leite-de-coco. Origem: Acredita-se que a origem da canjica também tenha vindo com os escravos. O termo canjica vem do banto (kanjica), um tipo de papa elaborado com a farinha de milho branco ou milho verde ralado. Em algumas regiões, pode ser conhecida como curau ou mingau de milho branco.


CURAU DE MILHO VERDE

Curau de milho é um doce cozido feito à base de milho, é tipo um pudim pastoso. É feito com milho, leite e açúcar. A origem do Curau é indígena, originou-se do pudim europeu e de uma bebida utilizada pelos índios tupis, a bebida era espessa e também era utilizada em rituais. O termo vem do tupi mingau.
Tradicionalmente, o Curau de Milho Verde é uma Comida Típica das Festas Juninas, sendo mais consumido nesta época do ano. Mas a receita é tão simples que pode ser feita sempre que tiver vontade. Anote os ingredientes e saboreie esta deliciosa receita.

CREME DE MILHO COM FRANGO E ARROZ


Receita tipicamente mineira que pode ser servida no almoço ou jantar. O aroma desse prato é marcante, devido a alguns ingredientes como açafrão. O sabor fica ainda mais original com o uso do creme de milho verde e de pedaço nobre de frango. 
A Receita é acompanha por arroz branco



CANJIQUINHA COM CARNE DE PORCO



Delicioso prato originado na época do Brasil colônia, é de origem mineira.
A canjiquinha com carne de porco é um prato nutritivo, e de dar água na boca.

CUSCUZ PAULISTA


O cuscuz paulista, típico do interior do estado de São Paulo.É uma receitas "caipiras" que foi incorporada ao cardápio dos restaurantes do Pais. Apesar de nos ser tão familiar, não estamos falando de uma fórmula de origem brasileira. O nosso cuscuz deriva do “cous cous” africano, que surgiu na região do Magreb (que compreende Tunísia, Marrocos e Argélia). O prato existe desde a época dos berberes, primeiros povos que habitaram o norte do continente. Há registros de que o cuscuz já era preparado dois séculos antes de Cristo. Ele é feito de peito de frango selecionado, ovos, temperos deliciosos e milho.


TAMALE

É um prato tradicional da culinária mesoamericana, feito de masa, à base de milho.
Os tamales contem frango, milho e deliciosos temperos.
                                                                  CHICA DOIDA

Petronilha Ferreira Cabral e seu marido João Batista da Rocha adoravam receber em casa os amigos para uma rodada de pamonhas fresquinhas. Num desses encontros a palha acabou. Mas ainda tinha muita massa já ralada pronta para ser aproveitada num quitute que encantasse a platéia de gourmets. Não é que então seu João Batista deu à mulher a sugestão de improvisar um prato e colocá-lo a apreciação da turma. Olharam em volta e ali estavam ingredientes simples e fáceis à mão como cebola picada, alho amassado com sal, e bastante pimenta malagueta. Foi o que bastou para dona Petronilha misturar tais ingredientes e levá-los ao forno, acrescentando água fervendo. Ainda não satisfeita com o resultado da massa, já quase totalmente cozida, dona Petronilha misturou sobras de queijo, lingüiça e jiló, levando o prato em seguida para gratinar. Neste dia quem experimentou a nova receita adorou, embora dona Petronilha tenha carregado à mão na pimenta. Daí mais uma vez seu João Batista arriscou: “É uma coisa de doido! Vai se chamar Chica Doida, tal a ardência da malagueta”. Era o início de uma história que faz sucesso cinquenta anos depois, em que dona Petronilha, aos 82 anos, hoje moradora do município, vê com satisfação sua receita ganhar status de estrela de um festival. Além de ser uma iguaria repaginada com outros ingredientes em novas versões dentro dos princípios da gastronomia contemporânea. novas versões dentro dos princípios da gastronomia contemporânea. 

TORTA PARAGUAIA

A torta paraguaia é um bolo de milho salgado, seus ingredientes nada mais é que milho ralado, leite, ovos, cebola, queijo e fermento, tornam este um prato delicioso assado em forno comum ou de barro. Pode ser consumida a qualquer hora do dia, é também ainda hoje muito procurada principalmente pelos membros da colônia guarani e pelos seus descendentes.É um prato apreciado por paraguaios e matogrosenses. Ela é servida de acompanhamento das refeições e tem um sabor inexplicável.


QUENTÃO


Quentão é uma bebida quente tradicionalmente servida durante as quermesses e festas juninas no Brasil. Sua origem não é exata, mas acredita-se que ele tenha sido feito pela primeira vez no interior de Minas Gerais e São Paulo. É relacionada às noites frias do período em que ocorrem estas festas. Consiste em uma mistura aquecida de vinho, gengibre, açúcar e especiarias como cravo ecanela. Segundo o folclorista Amadeu Amaral, em O dialeto caipira, é uma palavra de origem caipira.Nas regiões sudeste e nordeste doBrasil o quentão é feito com cachaça ao invés do vinho, devido às grandes produções canavieiras dessas regiões e maior dificuldade de acesso ao vinho, largamente produzido no sul brasileiro, onde se evaporava o álcool da bebida para ser consumido também por crianças, para uma bebida de consumo adulto durante a comemoração das festas juninas. Na região norte do Brasil é cada vez mais frequente no Natal.
Outra bebida popular, típica também da comida caipira e quase uma variação do quentão é o chamado vinho quente nas regiões Sudeste e principalmente interior de São Paulo.
CALDO DE MILHO VERDE

Caldo é um líquido no qual a sua base é o frango nobre desfiado e o milho verde coado. Pode ser consumido puro ou com algum acompanhamento.

PUDIM DE MILHO VERDE

O pudim de leite tradicional é de origem portuguesa. Inventado bem antes do leite condensado, tem como base obviamente, leite, açúcar e muitos ovos.

BOLO DE MILHO VERDE





Bolo de milho em tupi guarani é Mbojape. Alimento tradicional que os índios da tribo Guarani costumam preparar no batismo das crianças. No Nordeste brasileiro, o ciclo do milho coincide com as festas de São João. Hoje, o bolo de milho verde é consumido em todo Brasil, principalmente no nordeste. Nas festas de São João, popularmente conhecida como festa junina, a receita está entre as preferidas comidas típicas da época. Contudo, o bolo de milho verde é um alimento consumido o ano inteiro. Ele é comumente servido no café da manhã, pois tem grande fonte de energia, garantindo mais sustento e satisfação. No entanto, também pode ser servido em outras refeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário