segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Turma do Projeto Encaminhamento ao Mercado de Trabalho

No ano de 2011, uma turma com idade superior a 14 anos, que apresentam deficiência intelectual e múltipla (baixa visão e deficiência intelectual) e que dispõe de algumas habilidades favoráveis ao trabalho, recebem capacitação para a inserção no mercado de trabalho, nas aulas semanais ministradas pela professora Eucelis.


Vale salientar que as aulas são sustentadas com referencial teórico e legal da área e cada atividade é  por meio de boas situações de aprendizagem, necessárias ao desenvolvimento de habilidades comportamentais e atitudinais dos alunos, voltadas para superação do preconceito quanto ao seu potencial laboral, e paralelo a estas ações busca firmar parcerias com empresas, entidades da rede Estadual, municipal para o preparo, encaminhando e acompanhamento dos alunos com Deficiência Intelectual ao mercado de trabalho. De acordo com os conteúdos programáticos que se seguem:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS  HABILIDADES DE ADAPTAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

1.    Cumprimentos e respostas a estes;
2.    Solicitação de licença ao entra em diferentes recintos;
3.    Solicitação de desculpas;
4.    Agradecimentos;
5.    Organização do material utilizado nos locais adequados;
6.    Asseio e organização do local de trabalho;
7.    Participação atividades em equipe;
8.    Colaboração no trabalho e promoções sociais da instituição;
9.    Solicitação de ajuda quando necessário;
10.     Aceitação do e no grupo;
11.     Aceitação de criticas;
12.     Respeito ao conhecimento do colega;
13.     Inteligência emocional;
14.     Iniciativa de diálogo com desconhecidos;
15.     Aguardar a vez de falar.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS  HABILIDADES PESSOAIS
1.    Autoconhecimento;
2.    Autoestima;
3.    Autoconfiança;
4.    Autorealização;
5.         Autoavaliação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES BÁSICAS

·      Higiene e saúde no trabalho
1. Vestuário (uso do uniforme),
2. Higiene pessoal,
3. Higiene dos materiais, equipamentos e local de trabalho,
4. Noção de organização.

·      Documentos essenciais do trabalhador
5. A importância do documento;
6. Tipos: CPF, Carteira de Identidade, Titulo de Eleitor, Carteira de Reservista e outros;
7. Como obtê-los;
8. Como usá-los (cuidado).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE GESTÃO
·      Preparação do profissional
1. Característica do profissional
2. Habilidades do profissional
3.Profissão no mercado;
4. Pontualidade;
5.Assiduidade.
·      Procedimentos adequados para busca de emprego
6. Apresentação pessoal;
7. Boas maneiras;
8. Informações pessoais;
9. Preenchimento de formulários;
10.Elaboração de currículo;
· Relações interpessoais no trabalho
11. Comportamentos
12. Atitudes
13. Hierarquia
14. Comunicação
15. Saber conviver com a diversidade e a pluralidade nos diferentes ambientes.



Desta forma, além dos em estudos em sala de aula, professora e alunos vivenciam cada situação na prática, como visitas  nos órgãos expedidores dos documentos, bem como, atitudes de boas maneiras;






Ficam registrados aqui, agradecimentos especiais ao Secretário da SEMAST- Fabiano e servidor David pelo atendimento carinho e atendimento competente aos nossos alunos.















Após todos os estudos sobre o Mercado de trabalho local, alunos e professora inciam pesquisa de campo no setor de SUPERMERCADO, visitando a LUZITANA.





No dia 17/10/2011, a busca de dados em campo em relação ao mercado de trabalho local se deu no setor de Industria, montagem e distribuição de peças e bicicletas por meio da visita na Empresa CICLO CAIRU, que iniciou suas atividades desde 1985, chegando em 2011 com a inauguração de um complexo digno do primeiro mundo.


Mas, essa empresa não surgiu do nada. Tem um histórico rico em empreendedorismo como podemos constatar.



Na empresa, alunos professora e a direta do CENAPE, foram recepcionados pela assessora Joelba, a qual apresentou cada parte do complexo, os funcionários de cada setor e suas funções.


































Nossos agradecimentos sinceros aos proprietários das empresas CAIRU, pela contribuição social ao nosso município e na aprendizagem dos Deficientes Físicos para o Encaminhamento ao Mercado de Trabalho Inclusivo.
         
   TURMA VISITA SETOR MOVELEIRO 

Mais um da de descobertas profissionais no Mercado de trabalho de pimenta Bueno. Desta vez o setor moveleiro foi visitado pela turma, na fábrica de Móveis INCOMOL.
A empresa está situada na BR 364, saída para Cacoal, mantém profissionais, possui moderno maquinário e produz móveis de ótima qualidade para exportação.




Os alunos puderam verificar as várias funções dos funcionários em cada setor da empresa, bem como, os cuidados para prevenção em acidentes no trabalho.








No estoque, móveis encontravam-se para entrega em uma renomada loja do País: a TOK&STOK.

Sinceros agradecimentos ao proprietário e funcionários da INCOMOL



CHEGOU A VEZ DO SETOR VESTUÁRIO

Para conhecer os profissionais e a funções dos que atuam no setor vestuário os alunos foram recebidos na Fábrica BRISA.
A referida empresa, iniciou-se no ano de 1989, com o nome BRASFIO, confeccionando camisas. O tempo passo, a empresa tornou-se um negócio de família gerenciado pelo Sr. Jair Souza Cruz e pela Srª Zarete Barbosa de Matos Cruz e no ano de 1996, foi inaugurada a BRISA, que se especializou na fabricação de 
roupas íntimas vendendo para o mercado local, regional e nacional.

Os alunos da turma Encaminhamento ao Mercado de Trabalho, ficaram deslumbrados com tantos profissionais exercendo diferentes funções e com o moderno maquinário utilizado na fábrica.








Parabéns a família BRISA pelo empreendimento que gera trabalho para população pimentense e enriquece o setor de negócio da nossa cidade.
Obrigada pela recepção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário