quarta-feira, 26 de setembro de 2012

DIRETORIA, PAIS E PROFISSIONAIS - MAIS UMA LUTA PARA A AQUISIÇÃO DO THERASUIT


A diretoria, pais e profissionais do CENAPE participaram de uma reunião, a qual teve como ponto principal da pauta a discussão sobre a necessidade de aquisição com urgência de equipamento que possibilite o tratamento dos alunos com Paralisia Cerebral com o método inovador THERASUIT.
O método foi originalmente desenvolvido para ajudar os astronautas que sofrem os efeitos da gravidade em um ambiente livre por um longo período de tempo.
Mas, logo ganhou campo no tratamento das pessoas com Paralisia Cerebral. Ele Consiste em um programa intensivo e individualizado que visa o ganho de força em crianças com paralisia cerebral, utilizando o THERASUIT. Além disso, combate os efeitos do desuso e imobilização, em comparação com as outras terapias convencionais, percebe-se que elas são menos efetivas. Baseia-se nos princípios do treino de força, treina o corpo da criança ou adulto deficiente exatamente da mesma forma que o de uma criança não acometida pela Paralisia Cerebral (CEREBRAL PALSY MAGAZINE, 2007).
É uma técnica na qual a fisioterapia aprende e aplica informações vindas da educação física. É um programa estruturado com o intuito de promover o crescimento e o desenvolvimento da criança e adulto. Além disso, diminuir os padrões de movimentos pobres ou patológicos, aumentar a força, aumenta o controle e a coordenação muscular, aumentar a resistência e aumentar as atividades funcionais (sentar, engatinhar, andar) (THERASUIT METHOD, 2002).
Então pessoal, mais uma vez o CENAPE, contará com a solidariedade da população Pimentense e Região vizinha, pois o equipamento é muito caro e hoje ele se torna fundamental para que mais de 30 alunos do CENAPE, tenham oportunidades de evolução, tanto no tratamento clínico, quanto no educacional TAIS COMO: Sofia Morata, Deyse, Cezar, Guilherme, Sara, Rosilda, Eduardo, Lucas, entre muitos Paralisados Cerebral do CENAPE.
Para tanto, sua colaboração em qualquer quantia pode ser feita na conta do CENAPE - nº 6621-4, agencia 1181-9 - BANCO DO BRASIL.





































Por isto, estarei postando alguns vídeos que estão disponíveis no YOUTUBE, de atendimentos realizados em APAES no Brasil com therasuit.
Este tratamento está indicado nos casos de Paralisia Cerebral (Ataxia, Atetose, Hipotonia e Espasticidade), pacientes pós Acidente Vascular Cerebral e pós Traumatismo Craniano, danos a Medula Espinhal e em Disfunções Neuromusculares (CEREBRAL PALSY MAGAZINE, 2007).


domingo, 23 de setembro de 2012

Os medalhistas do CENAPE que participaram da VIII olimpíada Especia da APAE, são homenageados pela Coordenadoria Regional de Educação/SEDUC em Pimenta Bueno

Foi emocionante a homenagem recebida pelos atletas medalhistas, concedida pela Coordenadora Regional em Pimenta Bueno - Rosely  Maria Dias.






A equipe gestora do CENAPE, agradece a Coordenadora Rosely Maria Dias, pela consideração, respeito e o favorecimento da Inclusão na educação em Pimenta Bueno.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

DIA “C” – ESTUDO DO REFERENCIAL CURRICULAR DE RONDÔNIA


           Com o objetivo de favorecer a análise do novo Referencial Curricular de Rondônia, como o principal balizador de ações educativas, necessário para subsidiar as atividades pedagógicas das escolas com “todos” os alunos e evitar que as mesmas desenvolvam atividades aleatórias e sem base de sustentabilidade, bem como, compreender que o mesmo orienta o planejamento de ensino de “todas” as escolas priorizando atividades capazes de propiciar aprendizagens significativas e, dessa forma, estabelecer estratégias para melhorar a qualidade do ensino, os profissionais do semana efetivaram mais um dia de estudo e muita aprendizagem.
          De acordo com Raquel Volpato Serbino:
Nenhum de nós é absolutamente sábio nem absolutamente ignorante sobre o tema que hoje trabalharemos. Todos temos experiências diferenciadas que, somadas, poderão produzir um instrumento de melhoria qualitativa. 
          Foi nesta perspectiva que o estudo se procedeu.